Varicela

A varicela é uma doença frequente na infância, causada pelo vírus herpesvirus varicellae. É muito contagiosa, sendo que mais de 90% das pessoas que não tenham tido a doença, são infectadas quando contactam com o vírus. O período de incubação pode ir até aos 21 dias.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, através de secreções respiratórias e contacto directo com o líquido das vesículas. Mesmo sem apresentar sintomas, quem está infectado transmite o vírus dois dias antes do aparecimento das lesões cutâneas até cinco dias depois da última lesão aparecer. A pessoa só tem a doença uma vez, mas o vírus permanece no organismo, podendo ocasionar, na idade adulta o herpes-zoster.

Os sintomas são febre e erupções maculopapulares que rapidamente evoluem para vesículas e crostas que podem causar comichão. Estas diferentes lesões surgem ao mesmo tempo, em zonas diferentes e podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e dentro da boca e garganta.

Na infância a doença é habitualmente benigna mas podem ocorrer complicações nomeadamente infecções da pele, neurológicas ou pulmonares principalmente em crianças com problemas na imunidade, doenças crónicas e recém-nascidos.

O diagnóstico é clínico e na maioria dos casos não são necessários exames laboratoriais. Antes de tomar qualquer medicação a criança deve ser sempre avaliada por um médico.

Nas crianças saudáveis faz-se apenas tratamento sintomático:

  • Paracetamol para controlar a febre; não devem ser prescritos ibuprofeno, salicilatos e outros anti-inflamatórios pelo risco de complicações.
  • Se a comichão for muito intensa pode ser administrado um antihistamínico oral (as pomadas de antihistamínicos tópicas não estão indicadas), banhos de água tépida, secando o corpo com uma toalha macia sem esfregar e hidratação da pele. As unhas devem ser mantidas curtas e limpas para evitar complicações.
  • Só se houver infecção está indicado o uso de antibióticos.

Dra. Maria João Brito
Unidade de Infecciologia Pediátrica
Hospital Dona Estefânia, Lisboa
Sociedade Portuguesa de Pediatria