Papeira

A papeira ou (parotidite) é uma infecção viral aguda da infância que tipicamente envolve edema de uma ou ambas as glândulas parótidas, apesar de poderem ser envolvidos outros orgãos.

A infecção é adquirida após contacto com secreções respiratórias infectadas. Inicialmente há uma replicação viral na mucosa da nasofaringe e nos gânglios regionais, a que se segue uma virémia primária com atingimento de múltiplos orgãos.

Aproximadamente 30% dos doentes apresentam sintomas respiratórios moderados. A manifestação mais comum é o “inchaço” da parótida, que usualmente é unilateral no início da doença, mas que se pode tornar bilateral em 70% dos casos. Esta doença pode complicar-se por infecção de outros orgãos, principalmente envolvimento do testículo e do sistema nervoso central, causando orquite, meningite e encefalite.

Existe uma vacina para a parotidite, que está incluida nas recomendações actuais e é administrada aos 12 meses, juntamente com a vacina do sarampo e da rubéola, com reforço entre os 5-6 anos.

Dra. Conceição Neves
Unidade de Infecciologia Pediátrica, Hospital Dona Estefânia, Lisboa