Gripe (Sazonal)

A gripe ou flu, como é designada na terminologia inglesa, é uma doença viral aguda do aparelho respiratório provocada pelo vírus influenza. Apresenta um curto período de incubação e uma elevada taxa de transmissão, ocorrendo habitualmente entre os meses de Outubro a Março sob a forma de surtos ou epidemias de gravidade variável.

Curiosamente, estamos perante uma das mais antigas doenças conhecidas da Humanidade. A primeira descrição de uma provável epidemia de gripe remonta a Hipócrates, no século V antes de Cristo. De igual modo, a designação do agente causal – vírus influenza – resulta da crença antiga que as epidemias eram devidas à influência (influenza) dos astros.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a gripe infecta anualmente 10 a 20% da população mundial, cerca de 10% dos adultos e 1/3 das crianças. A nível mundial, a gripe é responsável, directa ou indirectamente, por meio milhão de mortes todos os anos. Portugal não é excepção com um excesso de mortalidade anual atribuído à gripe de cerca de 1200 a 1800 óbitos.

Em pleno século XXI, a gripe permanece um importante problema de saúde pública, cuja resolução, felizmente, está ao nosso alcance. A gripe é a principal doença dos adultos que pode ser prevenida pela vacinação.

Dr. Filipe Froes
Médico Pneumologista do Hospital de Pulido Valente – Centro Hospitalar Lisboa Norte
Consultor da Direcção-Geral da Saúde